Atividade - Rádio na Escola - 3 Bimestre

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR QUINTILIANO LEÃO NETO
DISCIPLINA: RÁDIO NA ESCOLA
SÉRIE: ___________ TURMA : ________________
PROFESSOR: __________________________________________
ESTUDANTE: __________________________________________

QUESTÕES


1. Recomenda-se não confundir irradiação de notícias com jornalismo em rádio. Essa é uma crítica à falta de comprometimento profissional que algumas emissoras têm e que se refere à(ao)
A. angulação narrativa que traduz a realidade dos comunicadores de rádio, que se encontram fora das redações do sistema de ondas sonoras.
B. norma de difundir flashes sobre o trânsito com informações enviadas diretamente pelo repórter aéreo, que se locomove por helicóptero.
C. prática que algumas emissoras têm de reproduzir ao vivo o noticiário de agências ou de jornais impressos sem edição.
D. ato de disseminar notícias falsas ou encomendadas que atendem aos interesses de políticos, comumente verificado no interior do país.
E. espelho de notícias que serão divulgadas ao longo da programação, normalmente apresentadas ao público sob a forma de escalada.

2. Com relação a produção e edição jornalística para impresso, rádio, TV e Internet, julgue os itens seguintes. No radiojornalismo, os termos boletim e flash são utilizados para designar uma breve informação, gravada ou ao vivo, transmitida por um repórter.
•   C.Certo
•   E.Errado

3.  Com relação a produção e edição jornalística para impresso, rádio, TV e Internet, julgue os itens seguintes. Em TV e rádio, por meio de uma deixa, o jornalista indica o ponto da matéria em que deve ser feito um corte.
•   C.Certo
•   E.Errado

4.  Julgue os itens a seguir, relativos aos processos de produção e edição da notícia em diferentes meios de comunicação.
Em rádio e TV, a ancoragem é o trabalho de apresentação de noticiários, programas e coberturas especiais, e o jornalista responsável por essa função é chamado de âncora.
•   C.Certo
•   E.Errado

5.  No radiojornalismo, há um profissional cuja função é acompanhar a programação das emissoras concorrentes, seja da sua própria localidade ou de outras regiões, com o objetivo de alimentar a pauta jornalística da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de
•   A.editor.
•   B.pauteiro.
•   C.subeditor.
•   D.operador de áudio.
•   E.radioescuta.

6.  O __________ é o tipo de cabo profissional mais utilizado em captação de áudio.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:

A) RCA
B) XLR
C) VGA
D) HDMI
E) P2

7.  WAV, DAT e WMA são formatos de gravação de:

A) Vídeo.
B) Áudio e vídeo.
C) Áudio.
D) Vídeo em DVD.
E) Áudio composto.

8.  O ouvido humano, em média, consegue captar com clareza variações de amplitude de som entre:

A) -50 dB e 500 dB.
B) 0 dB e 750dB.
C) -10 dB e 190 dB.
D) 0 dB e 120 dB.
E) -500 dB e 90 dB.

9.  Em edição de áudio e vídeo, o termo fade-in e fade out indicam um processo de:

A) Transição.
B) Sobreposição.
C) Mixagem.
D) Saturação.
E) Hiperposição.

10.       A ferramenta utilizada para conseguir atenuar os picos de variação sonora, nas edições de áudio digital, é:

A) Expander.
B) Normalização.
C) Limiter.
D) Compressor.
E) Delay.

11. Em sistemas de sonorização de pequenos ambientes, a propagação das ondas acústicas provenientes de diferentes caixas acústicas deve ocorrer em fase, isto é, o cone de todos os alto-falantes deve se movimentar para frente e para trás em sincronismo. Para isso, é necessário que
•   A.todos os alto-falantes estejam em série.
•   B.os terminais ativo e terra da saída do amplificador sejam conectados ao polos positivo e negativo dos alto-falantes de forma intercalada, ou seja, ora com polaridade não invertida, ora com polaridade invertida.
• C.o terminal ativo da saída do amplificador seja conectado ao polo positivo de todos os alto-falantes e o terminal terra, ao polo negativo.
•   D.a impedância equivalente dos alto-falantes seja superior à impedância da saída do amplificador.
• E.a impedância equivalente dos alto-falantes esteja casada com a impedância da saída do amplificador.

12. Considere as proposições abaixo sobre microfones.
I. O microfone de eletreto é passivo, não necessitando de tensão de alimentação para produzir o sinal elétrico.
II. Na resposta em frequência de um microfone, as frequências de corte inferior e superior são aquelas em que a sua saída cai 3 dB.
III. O microfone omnidirecional tem sensibilidade máxima apenas aos sons frontais.
Está correto o que se afirma APENAS em
•   A.I.
•   B.II.
•   C.III.
•   D.I e II.
•   E.I e III.