Tutorial Audacity


AUDACITY 2.0.6



Nesse tutorial, você aprenderá a instalar o software Audacity e realizar as operações básicas do processo de digitalização e edição de seus programas de rádio. Para isso, utilizaremos:

  • Gravador de mão ou microfone;
  • Computador com placa de áudio, gravador de CD e conexão à internet;
  • Pendrive, cartão de meméria ou CD para gravar os programas prontos.


0. Instalando o Audacity



A instalação do Audacity pode ser feita em qualquer computador, independentemente do sistema operacional escolhido (Windows, Mac OS ou Linux). Para fazer o download do programa, você deve acessar o endereço oficial do software (http://audacity.sourceforge.net) e clicar na opção DOWNLOAD. Nessa nova tela clique em WINDOWS (ou LINUX, se for esse o seu caso) e depois em AUDACITY INSTALLER.

Em seguida uma caixa de diálogo se abrirá perguntando se você deseja executar ou salvar o arquivo. Clique em EXECUTAR e aguarde o download.

Em seguida entraremos no SETUP de instalação do programa.

  • Na 1ª tela clique em NEXT;
  • Na 2ª leia o Acordo de Licensa e clique em I ACCEPT THE AGREEMENT e depois em NEXT;
  • Na 3ª tela leia as informações e clique em NEXT;
  • Na 4ª tela você poderá escolher o lugar onde o programa será instalado ou deixar no lugar que ele mesmo recomenda. Em seguida clique em NEXT;
  • Na 5ª tela clique em NEXT;
  • Na última tela selecione a opção INSTALL. E aguarde.
  • Em seguida clique em FINISH e o programa se abrirá para que possamos trabalhar nele;
  • Selecione a língua que deseja para o seu Audacity e pronto!

Primeira etapa concluída, vamos agora entender um pouco o modo como ele funciona.

Durante a instalação e na primeira execução, o software perguntará qual idioma será usado. Essa opção pode ser alterada depois na caixa de Preferências do Programa.



  1. Importando áudio


Neste tópico vamos conhecer como importar músicas e efeitos sonoros para dentro do programa. Clique em “Ficheiro” e siga em “Importar/Áudio”. (Figura 001)

Localize o arquivo sonoro de sua escolha, podendo ser uma música em MP3 ou qualquer efeito sonoro em WAV. (Figura 002)

Após selecionar o arquivo, o programa deve carregar para criar o espectro sonoro referente à escolha. (Figura 003)

Os botões básicos funcionam como em qualquer CD Player ou reprodutor de áudio. Ao apertar no botão "Play", você poderá escutar a faixa que importou. Lembre-se que você poderá utilizar deste arquivo base para executar as demais ações de edição descritas a seguir.




Pausar (P)

Reproduzir (Espaço), Reprodução contínua (Shift+Espaço)

Parar (Espaço)

Ir para o ínicio (Home)

Ir para o fim (End)

Gravar (R), Anexar gravação (Shift+R)


2. Princípios básicos de gravação


Normalmente os parâmetros de gravação do computador devem estar ligados por padrão. Caso tenha algum problema com o som, entre no Controle de Volume do Windows. Siga em “Iniciar/Painel de controle/Hardware e sons/Som”. (Figura 004)

Selecione “Alterar os sons do sistema”, siga em “Gravação” e marque as opções que preferir e ajustar os volumes individuais. (Figura 005)

Selecione o item de gravação com o botão direito do mouse e siga em propriedades. (Figura 006)

Selecione a aba “Níveis”, controle o som do microfone. (Figura 007)

Para assegurar que haverá som, também deverá ligar os dispositivos nas entradas certas.


O microfone deve ser conectado na entrada de borda rosa ou pequeno ícone indicativo. Na entrada de linha (Line-In) de borda azul claro, conecta todo tipo de aparelho que lança som para dentro do computador, desde mesas de som até sinais vindos de amplificadores e reprodutores de áudio. O Line-Out (padronizada com a borda verde claro) serve para ligar as caixinhas de som, fones de ouvido ou qualquer outra saída de amplificação para reproduzir o áudio. A diferença da entrada do microfone para o Line-in é que esta não disponibiliza um pré-amplificador, justamente por receber som de outros aparelhos que geram uma potência sonora. Antes de começar a gravar tenha certeza de que o dispositivo escolhido está selecionado no Windows e no Audacity.

Uma das formatações que simplificam e auxiliam o usuário do Audacity são as ferramentas embutidas para controlar níveis de entrada e reprodução do som, bem como escolher que tipo de dispositivo está sendo usado para gravação. (Figura 008)

Por fim, é só usar o botão "Gravar". Note que uma trilha nova será aberta, e o som será captado assim que você emití-lo. Ao clicar no botão "Parar" (ou teclar a barra de espaço), a gravação será concluída. Se você quiser gravar novamente, uma outra trilha será aberta. (Figura 009)

3. Interface Multi-trilha


O Audacity trabalha com um sistema multi-trilhas de gravação, reproduzindo sons diversos simultaneamente; note que, ao gravar várias vezes com o microfone, cada registro será aberto em uma trilha diferente.

Para gravar algo enquanto escuta o que já foi gravado anteriormente, siga em “Editar/Preferências”. (Figura 010)

Siga em “Gravação” e grafe a caixa “Sobrepor: Reproduzir outras faixas enquanto grava uma nova” e clique em OK. (Figura 011)

Dessa maneira terá uma referência na hora de gravar, por exemplo, a voz em cima de uma música, ou então uma narração junto a uma gravação.

Porém, se usar essa função usando o microfone, tome o cuidado necessário usando os fones de ouvido na saída de áudio de computador. Se optar por escutar pelas caixinhas de som enquanto grava com o microfone, lembre-se que ele também captará o que está sendo executado, podendo prejudicar um pouco a gravação.

No painel que aparece a direita de cada trilha, controla parâmetros individuais relacionados a elas. Ao clicar em "Mudo" corta seu som durante a reprodução; clicando em "Solo", todas as outras pistas serão silenciadas. (Figura 012)

O primeiro slider serve para redicionar o volume específico de cada trilha, ajudando para equiparar o som geral. O segundo é responsável pelo Pan — valor que representa o quanto de sinal total está sendo desviado para cada lado da interface estéreo (ou seja, se o som vai "sair" pelo lado direito ou esquerdo do fone, falante, etc.).


4. Copiando, colando & editando


Este simpático grupo de ferramentas ajuda bastante nas tarefas básicas de edição. (Figura 013)

Os três primeiros funcionam como em qualquer outro aplicativo do Windows.

  • Recortar è CTRL+X
  • Copiar è CTRL+C
  • Colar è CTRL+V)
  • "Apagar tudo fora de seleção" é ótimo para ir direto ao assunto e eliminar o que não quer na sua gravação. É só selecionar a parte que será mantida e clicar no ícone.
  • "Silenciar seleção" cria um silêncio absoluto na parte selecionada. Se algum buraquinho ou ruído incomoda em alguma parte onde não deveria haver nada, esta é a ferramenta certa.

Basta selecionar qualquer pedaço da trilha e executar os comandos. Pode-se selecionar uma trilha por vez ou então arrastar o mouse para executar ações em todas elas. Qualquer fatia pode ser colada em qualquer lugar: com estes comandos literalmente monta e remonta a música.


5. Zoom

O Zoom é essencial para a precisão em edições. Esses botões possuem atalhos para aumentá-lo e diminuí-lo e também outras duas ferramentas que facilitam obras e reparos — quanto mais perto você deixa a aproximação, melhor fica a perspectiva dos detalhes. (Figura 014)

  • Ampliar
  • Diminuir
  • Ver seleção
  • Ver projeto

Ao selecionar um certo fragmento sonoro, pode-se ir em "Ajustar seleção à janela". Assim, o campo escolhido irá figurar em toda a tela, com o Zoom aumentado, facilitando seu trabalho. O botão "Ajustar todo projeto à janela" ajusta o zoom do projeto inteiro para a janela ativa, não importandosua duração em minutos ou segundos.


6. Precauções com o volume



A barra de medidores é usada para monitorar os níveis de entrada e saída de áudio no Audacity. Serve, basicamente, para o usuário ter certeza de que o volume será o mais alto e fiel possível sem, no entanto, sofrer distorções ou perdas de freqüências. (Figura 015)

As duas barras da esquerda com o ícone de um falante representam o som de saída (que será reproduzido), enquanto na esquerda temos os níveis de entrada (do que está sendo gravado).

Cada barra é dividida em dois canais — esquerdo, em cima e direito, em baixo, que representam a qualidade estéreo. Se o som gravado ou reproduzido for em mono (apenas um canal), os níveis indicados serão representados em apenas uma barra.

Se o nível estiver muito alto, provavelmente haverá comprometimentos quanto ao som final. Para solucionar o problema, é fácil: na hora da gravação, basta diminuir o nível de entrada nos controles tanto do programa quanto do Windows; se algum efeito criou uma intensidade sonora muito grande na hora da reprodução, pode-se recorrer ao efeito "Normalizar". (Figura 016)

7. Aplicando efeitos



O Audacity disponibiliza mais de 20 efeitos para incrementar e experimentar nas trilhas, sendo que colocá-los é como "passe de mágica". Basta selecionar uma parte da trilha (ou trilhas) ir em "Efeitos" e clicar no escolhido (você sempre precisará informar ao programa — selecionando — em que parte quer aplicar os efeitos).

Lembrete: sempre que quiser aplicar um efeito, é preciso parar a reprodução da música (não apenas pausar), pois senão a aplicabilidade estará desligada. Segue uma lista sobre as funções de cada um deles:

  • Alterar tom: (Figura 017)
    Com este efeito altera a afinação do áudio, sem mexer na velocidade geral de reprodução. (Figura 018)
    Os músicos podem usar o sistema de semitons ou então as notas musicais, já que estão mais habituados; quem é leigo pode modificar pelas porcentagens. Se usado na voz limpa, pode gerar sons curiosos e engraçados.
  • Alterar tempo: (Figura 019)
    Altera a velocidade sem modificar a afinação. Pode ser utilizado em segundos ou em porcentagem. Se exagerar demais pode obter notas cortadas e ruídos indesejados.
  • Alterar velocidade: (Figura 020)
    Também altera a velocidade, porém não mantém a afinação intacta. Simula discos rodando mais rápida ou lentamente.
  • Amplificador: (Figura 021)
    Amplifica o volume sem distorcê-lo. Note que, se tentar aumentar demais o volume, o botão "OK" ficará desabilitado como forma de precaução. Se você marcar "Permitr clipping" o programa não ficará responsável pelos danos ao áudio original.
  • Graves e Agudos: (Figura 022)
    Sem segredo, aumenta os graves abaixo da freqüência que escolher. Dá um ótimo boost, sendo perfeito para música eletrônica.
  • Compressor: (Figura 023)
    O compressor atua nas nuances sonoras, ajustando as dinâmicas e deixando o som mais "reto", deslocando o volume de sinais baixos para cima e o de sinais altos para baixo, literalmente comprimindo o som e nivelando as amplitudes das ondas. Após nivelar, pode também aplicar um pouco de ganho ao som final.
  • Linha de comandos Nyquist: (Figura 024)
    Comando para usuários avançados. Usando ele consegue-se criar transformações nas ondas sonoras a partir de linguagens funcionais de programação.

  • Eco: (Figura 025)
    Como o nome diz, adiciona eco ao som original. O fator "Atraso" determina em quanto tempo virá a repetiçao, enquanto o "Factor de perda" informa qual será a intensidade deste eco.
  • Equalização: (Figura 026)
    Modifica todo o espectro de freqüências audíveis ao ouvido humano, compreendendo agúdos, médios e graves. Existem curvas pré-definidas para carregar. Aliada a sensibilidade auditiva e experiência, pode se tornar uma ferramenta poderosa.
  • Fade In & Fade Out: (Figura 027)
    O Fade In aumenta gradualmente o volume do trecho selecionado (eficiente para entradas), enquanto o Fade Out (bom para términos) faz o contrário, ou seja, diminui aos poucos o volume do trecho.
  • Inverter: (Figura 028)
    "Inverter verticalmente" apenas reverte a fase das ondas.
  • Normalizar: (Figura 029)
    Está opção aumenta o volume geral da gravação com cautela, sem "estourar", além de regular o DC Offset (ruídos oriundos da sua placa de som). É útil normalizar todas as suas trilhas antes de mixálas.
  • Remoção de Estalidos: (Figura 030)
    Opção útil para remover os ruídos chatos de discos de vinil sem danificar o resto do áudio. Os parâmetros de sensibilidade podem ser alterados para garantir um melhor desempenho.
  • Remover Ruído: (Figura 031)
    Permite remover certos ruídos indesejáveis em gravações. Primeiro selecione um pedacinho que contém apenas ruído e acione o "Obter perfil de ruído". Após isto, selecione o trecho de áudio completo que você quer remover os ruídos e clique em "Remover Ruído". O slider pode ser movido para adequar os níveis de sensibilidade, mas não pode ser encarada como a ferramenta definitiva; funciona melhor quando o ruído é pequeno e o sinal de áudio tem mais volume que ele.
  • Repetir: (Figura 032)
    Repete a parte selecionada um número específico de vezes. Bom para poupar tempo.
  • Wahwah: (Figura 033)
    Apesar do Wahwah ser um efeito conhecido tradicionalmente por quem usa em guitarras e baixos, aqui ele pode conferir aspectos interessantes ao áudio original, dando uma sensação de imersidade ao som, com alternância de fase nos canais. Experimente sem medo!
  • Outros efeitos: (Figura 034)
    Os efeitos que aparecem abaixo da linha divisória do menu "Efeitos" são outros plugins VST, Ladspa ou Nyquist que você tem no seu computador. Caso o programa não os tenha encontrado, cole-os na pasta "C:\Arquivos de programas\Audacity\Plug-Ins".

    8. Marcadores



Inserir marcadores é algo importante para definir partes, entradas de instrumentos, finais de versos, localização de efeitos, etc. Enfim, facilitar sua vida e não deixá-lo procurando o tempo todo.

Para inserir uma trilha de marcadores vá em "Faixas/Rotular a Seleção". (Figura 035).

Para definir as marcas, é só clicar no local especificado e apertar uma tecla qualquer para nomear a etiqueta.(Figura 036)

O mesmo processo utilizado para mover os pedaços de áudio é usado aqui com o que você marcou: copiar, recortar, colar, etc.


9. Metrônomo 

Para garantir a coesão das faixas gravadas, a presença de de um metrônomo é efetivamente indispensável. Indo em "Gerar/Click Track" você cria uma pista com metrônomo. (Figura 037)

Entre as configurações, você seleciona as batidas por minuto (BPM), o número de batidas por compasso e a quantidade total de compassos. Depois que realizar as gravações, delete a trilha antes de exportar o projeto todo.


10. Salvando



Quando você termina ou pretende terminar mais tarde sua edição, composição, montagem ou mixagem, pode salvá-la em forma de projeto, dessa forma poderá editá-lo em várias trilhas ainda no Audacity quando quiser. (Figura 038)