AUDACITY 2.0.6
Nesse
tutorial, você aprenderá a instalar o software Audacity e realizar as operações
básicas do processo de digitalização e edição de seus programas de rádio. Para isso,
utilizaremos:
- Gravador de mão ou microfone;
- Computador com placa de áudio, gravador de CD e conexão à internet;
- Pendrive, cartão de meméria ou CD para gravar os programas prontos.
0. Instalando o Audacity
A instalação do Audacity pode ser feita em qualquer computador, independentemente
do sistema operacional escolhido (Windows, Mac OS ou Linux). Para fazer o
download do programa, você deve acessar o endereço oficial do software (http://audacity.sourceforge.net) e
clicar na opção DOWNLOAD. Nessa nova tela clique em WINDOWS (ou LINUX, se for
esse o seu caso) e depois em AUDACITY INSTALLER.
Em seguida uma caixa de diálogo se abrirá perguntando se você
deseja executar ou salvar o arquivo. Clique em EXECUTAR e aguarde o download.
Em seguida entraremos no SETUP de instalação do programa.
- Na 1ª tela clique em NEXT;
- Na 2ª leia o Acordo de Licensa e clique em I ACCEPT THE AGREEMENT e depois em NEXT;
- Na 3ª tela leia as informações e clique em NEXT;
- Na 4ª tela você poderá escolher o lugar onde o programa será instalado ou deixar no lugar que ele mesmo recomenda. Em seguida clique em NEXT;
- Na 5ª tela clique em NEXT;
- Na última tela selecione a opção INSTALL. E aguarde.
- Em seguida clique em FINISH e o programa se abrirá para que possamos trabalhar nele;
- Selecione a língua que deseja para o seu Audacity e pronto!
Primeira etapa concluída, vamos agora entender um pouco o modo
como ele funciona.
Durante a instalação e na primeira execução, o software perguntará
qual idioma será usado. Essa opção pode ser alterada depois na caixa de Preferências do Programa.
- Importando áudio
Neste tópico vamos conhecer como importar músicas e efeitos
sonoros para dentro do programa. Clique em “Ficheiro” e siga em “Importar/Áudio”.
(Figura 001)
Localize o arquivo sonoro de sua escolha, podendo ser uma música
em MP3 ou qualquer efeito sonoro em WAV. (Figura 002)
Após selecionar o arquivo, o programa deve carregar para criar o
espectro sonoro referente à escolha. (Figura 003)
Os botões básicos funcionam como em qualquer CD Player ou reprodutor
de áudio. Ao apertar no botão "Play", você poderá escutar a faixa que
importou. Lembre-se que você poderá utilizar deste arquivo base para executar as
demais ações de edição descritas a seguir.
Pausar
(P)
Reproduzir
(Espaço), Reprodução contínua (Shift+Espaço)
Parar (Espaço)
Ir para o
ínicio (Home)
Ir para o
fim (End)
Gravar
(R), Anexar gravação (Shift+R)
Normalmente os parâmetros de gravação do computador devem estar
ligados por padrão. Caso tenha algum problema com o som, entre no Controle de
Volume do Windows. Siga em “Iniciar/Painel de controle/Hardware e sons/Som”. (Figura
004)
Selecione “Alterar os sons do sistema”, siga em “Gravação” e
marque as opções que preferir e ajustar os volumes individuais. (Figura 005)
Selecione
o item de gravação com o botão direito do mouse e siga em propriedades. (Figura
006)
Selecione
a aba “Níveis”, controle o som do microfone. (Figura 007)
Para assegurar que haverá som, também deverá ligar os dispositivos
nas entradas certas.
O microfone deve ser conectado na
entrada de borda rosa ou pequeno ícone indicativo. Na entrada de linha (Line-In)
de borda azul claro, conecta todo tipo de aparelho
que lança som para dentro do computador, desde mesas de som até sinais vindos
de amplificadores e reprodutores de áudio. O Line-Out (padronizada com a
borda verde claro) serve para ligar as caixinhas de
som, fones de ouvido ou qualquer outra saída de amplificação para reproduzir o
áudio. A diferença da entrada do microfone para o Line-in é que esta não
disponibiliza um pré-amplificador, justamente por receber som de outros
aparelhos que geram uma potência sonora. Antes de começar a gravar tenha
certeza de que o dispositivo escolhido está selecionado no Windows e no Audacity.
Uma das formatações que simplificam e auxiliam o usuário do Audacity
são as ferramentas embutidas para controlar níveis de entrada e reprodução do
som, bem como escolher que tipo de dispositivo está sendo usado para gravação.
(Figura 008)
Por fim, é só usar o botão "Gravar". Note que uma trilha
nova será aberta, e o som será captado assim que você emití-lo. Ao clicar no botão
"Parar" (ou teclar a barra de espaço), a gravação será concluída. Se
você quiser gravar novamente, uma outra trilha será aberta. (Figura 009)
O Audacity trabalha com um sistema multi-trilhas de gravação,
reproduzindo sons diversos simultaneamente; note que, ao gravar várias vezes
com o microfone, cada registro será aberto em uma trilha diferente.
Para gravar algo enquanto escuta o que já foi gravado
anteriormente, siga em “Editar/Preferências”. (Figura 010)
Siga em “Gravação” e grafe a caixa “Sobrepor: Reproduzir outras
faixas enquanto grava uma nova” e clique em OK. (Figura 011)
Dessa maneira terá uma referência na hora de gravar, por exemplo,
a voz em cima de uma música, ou então uma narração junto a uma gravação.
Porém, se usar essa função usando o microfone, tome o cuidado
necessário usando os fones de ouvido na saída de áudio de computador. Se optar
por escutar pelas caixinhas de som enquanto grava com o microfone, lembre-se
que ele também captará o que está sendo executado, podendo prejudicar um pouco
a gravação.
No painel que aparece a direita de cada trilha, controla
parâmetros individuais relacionados a elas. Ao clicar em "Mudo" corta
seu som durante a reprodução; clicando em "Solo", todas as outras
pistas serão silenciadas. (Figura 012)
O primeiro slider serve para redicionar o volume específico de
cada trilha, ajudando para equiparar o som geral. O segundo é responsável pelo
Pan — valor que representa o quanto de sinal total está sendo desviado para
cada lado da interface estéreo (ou seja, se o som vai "sair" pelo
lado direito ou esquerdo do fone, falante, etc.).
Este simpático grupo de ferramentas ajuda bastante nas tarefas
básicas de edição. (Figura 013)
Os três primeiros funcionam como em qualquer outro aplicativo do
Windows.
- Recortar è CTRL+X
- Copiar è CTRL+C
- Colar è CTRL+V)
- "Apagar tudo fora de seleção" é ótimo para ir direto ao assunto e eliminar o que não quer na sua gravação. É só selecionar a parte que será mantida e clicar no ícone.
- "Silenciar seleção" cria um silêncio absoluto na parte selecionada. Se algum buraquinho ou ruído incomoda em alguma parte onde não deveria haver nada, esta é a ferramenta certa.
Basta selecionar qualquer pedaço da trilha e executar os comandos.
Pode-se selecionar uma trilha por vez ou então arrastar o mouse para executar
ações em todas elas. Qualquer fatia pode ser colada em qualquer lugar: com
estes comandos literalmente monta e remonta a música.
O Zoom é essencial para a precisão em edições. Esses botões possuem
atalhos para aumentá-lo e diminuí-lo e também outras duas ferramentas que
facilitam obras e reparos — quanto mais perto você deixa a aproximação, melhor
fica a perspectiva dos detalhes. (Figura 014)
- Ampliar
- Diminuir
- Ver seleção
- Ver projeto
Ao selecionar um certo fragmento sonoro, pode-se ir em
"Ajustar seleção à janela". Assim, o campo escolhido irá figurar em
toda a tela, com o Zoom aumentado, facilitando seu trabalho. O botão "Ajustar
todo projeto à janela" ajusta o zoom do projeto inteiro para a janela
ativa, não importandosua duração em minutos ou segundos.
A barra de medidores é usada para monitorar os níveis de entrada e
saída de áudio no Audacity. Serve, basicamente, para o usuário ter certeza de
que o volume será o mais alto e fiel possível sem, no entanto, sofrer
distorções ou perdas de freqüências. (Figura 015)
As duas barras da esquerda com o ícone de um falante representam o
som de saída (que será reproduzido), enquanto na esquerda temos os níveis de
entrada (do que está sendo gravado).
Cada barra é dividida em dois canais — esquerdo, em cima e
direito, em baixo, que representam a qualidade estéreo. Se o som gravado ou
reproduzido for em mono (apenas um canal), os níveis indicados serão
representados em apenas uma barra.
Se o nível estiver muito alto, provavelmente haverá
comprometimentos quanto ao som final. Para solucionar o problema, é fácil: na
hora da gravação, basta diminuir o nível de entrada nos controles tanto do
programa quanto do Windows; se algum efeito criou uma intensidade sonora muito
grande na hora da reprodução, pode-se recorrer ao efeito
"Normalizar". (Figura 016)
O Audacity disponibiliza mais de 20 efeitos para incrementar e
experimentar nas trilhas, sendo que colocá-los é como "passe de
mágica". Basta selecionar uma parte da trilha (ou trilhas) ir em "Efeitos"
e clicar no escolhido (você sempre precisará informar ao programa —
selecionando — em que parte quer aplicar os efeitos).
Lembrete: sempre que quiser aplicar um efeito, é preciso parar a
reprodução da música (não apenas pausar), pois senão a aplicabilidade estará desligada.
Segue uma lista sobre as funções de cada um deles:
- Alterar tom: (Figura 017)Com este efeito altera a afinação do áudio, sem mexer na velocidade geral de reprodução. (Figura 018)Os músicos podem usar o sistema de semitons ou então as notas musicais, já que estão mais habituados; quem é leigo pode modificar pelas porcentagens. Se usado na voz limpa, pode gerar sons curiosos e engraçados.
- Alterar tempo: (Figura 019)Altera a velocidade sem modificar a afinação. Pode ser utilizado em segundos ou em porcentagem. Se exagerar demais pode obter notas cortadas e ruídos indesejados.
- Alterar velocidade: (Figura 020)Também altera a velocidade, porém não mantém a afinação intacta. Simula discos rodando mais rápida ou lentamente.
- Amplificador: (Figura 021)Amplifica o volume sem distorcê-lo. Note que, se tentar aumentar demais o volume, o botão "OK" ficará desabilitado como forma de precaução. Se você marcar "Permitr clipping" o programa não ficará responsável pelos danos ao áudio original.
- Graves e Agudos: (Figura 022)Sem segredo, aumenta os graves abaixo da freqüência que escolher. Dá um ótimo boost, sendo perfeito para música eletrônica.
- Compressor: (Figura 023)O compressor atua nas nuances sonoras, ajustando as dinâmicas e deixando o som mais "reto", deslocando o volume de sinais baixos para cima e o de sinais altos para baixo, literalmente comprimindo o som e nivelando as amplitudes das ondas. Após nivelar, pode também aplicar um pouco de ganho ao som final.
- Linha de comandos Nyquist: (Figura 024)Comando para usuários avançados. Usando ele consegue-se criar transformações nas ondas sonoras a partir de linguagens funcionais de programação.
- Eco: (Figura 025)Como o nome diz, adiciona eco ao som original. O fator "Atraso" determina em quanto tempo virá a repetiçao, enquanto o "Factor de perda" informa qual será a intensidade deste eco.
- Equalização: (Figura 026)Modifica todo o espectro de freqüências audíveis ao ouvido humano, compreendendo agúdos, médios e graves. Existem curvas pré-definidas para carregar. Aliada a sensibilidade auditiva e experiência, pode se tornar uma ferramenta poderosa.
- Fade In & Fade Out: (Figura 027)O Fade In aumenta gradualmente o volume do trecho selecionado (eficiente para entradas), enquanto o Fade Out (bom para términos) faz o contrário, ou seja, diminui aos poucos o volume do trecho.
- Inverter: (Figura 028)"Inverter verticalmente" apenas reverte a fase das ondas.
- Normalizar: (Figura 029)Está opção aumenta o volume geral da gravação com cautela, sem "estourar", além de regular o DC Offset (ruídos oriundos da sua placa de som). É útil normalizar todas as suas trilhas antes de mixálas.
- Remoção de Estalidos: (Figura 030)Opção útil para remover os ruídos chatos de discos de vinil sem danificar o resto do áudio. Os parâmetros de sensibilidade podem ser alterados para garantir um melhor desempenho.
- Remover Ruído: (Figura 031)Permite remover certos ruídos indesejáveis em gravações. Primeiro selecione um pedacinho que contém apenas ruído e acione o "Obter perfil de ruído". Após isto, selecione o trecho de áudio completo que você quer remover os ruídos e clique em "Remover Ruído". O slider pode ser movido para adequar os níveis de sensibilidade, mas não pode ser encarada como a ferramenta definitiva; funciona melhor quando o ruído é pequeno e o sinal de áudio tem mais volume que ele.
- Repetir: (Figura 032)Repete a parte selecionada um número específico de vezes. Bom para poupar tempo.
- Wahwah: (Figura 033)Apesar do Wahwah ser um efeito conhecido tradicionalmente por quem usa em guitarras e baixos, aqui ele pode conferir aspectos interessantes ao áudio original, dando uma sensação de imersidade ao som, com alternância de fase nos canais. Experimente sem medo!
- Outros efeitos: (Figura 034)Os efeitos que aparecem abaixo da linha divisória do menu "Efeitos" são outros plugins VST, Ladspa ou Nyquist que você tem no seu computador. Caso o programa não os tenha encontrado, cole-os na pasta "C:\Arquivos de programas\Audacity\Plug-Ins".8. Marcadores
Inserir marcadores é algo importante para definir partes, entradas
de instrumentos, finais de versos, localização de efeitos, etc. Enfim,
facilitar sua vida e não deixá-lo procurando o tempo todo.
Para inserir uma trilha de marcadores vá em "Faixas/Rotular a
Seleção". (Figura 035).
Para definir as marcas, é só clicar no local especificado e
apertar uma tecla qualquer para nomear a etiqueta.(Figura 036)
O mesmo processo utilizado para mover os pedaços de áudio é usado
aqui com o que você marcou: copiar, recortar, colar, etc.
Para garantir a coesão das faixas gravadas, a presença de de um
metrônomo é efetivamente indispensável. Indo em "Gerar/Click Track"
você cria uma pista com metrônomo. (Figura 037)
Entre as configurações, você seleciona as batidas por minuto
(BPM), o número de batidas por compasso e a quantidade total de compassos.
Depois que realizar as gravações, delete a trilha antes de exportar o projeto
todo.
Quando você termina ou pretende terminar mais tarde sua edição,
composição, montagem ou mixagem, pode salvá-la em forma de projeto, dessa forma
poderá editá-lo em várias trilhas ainda no Audacity quando quiser. (Figura 038)